02 de Fevereiro dia de Yemanjá

Yemanja, Rainha do Mar

Ômio — Odôcy-Ába — Odô-Yá

È a rainha de todas as águas do mundo, seja dos rios, seja as do mar. Seu nome deriva da expressão YéYé Omó Ejá, que significa, mãe cujo filhos são peixes. Na África era cultuada pelos egbá, nação Iorubá da região de Ifé e Ibadan onde se encontra o rio Yemojá. Esse povo se transferiu para a região de Abeokutá, levando consigo os objetos sagrados da deusa, e foram depositados no rio Ogum, [não confundir  com o Orixá Ogum], apesar de no Brasil Yemojá ser cultuada nas águas salgadas, sua origem é de um rio que corre para o mar. Inclusive, todas as suas saudações, orikís e cantigas remetem a essa origem, Odó Iyà por exemplo, significa mãe do rio, já a saudação Erù Iyà faz alusão às espumas formadas do encontro das águas do rio com as águas do mar, sendo esse um dos locais de culto a Yemonjá.

Yemonjá é o espelho do mundo, que reflete todas as diferenças, pois a mãe é sempre um espelho para o filho, um exemplo de conduta. Ela é a mãe que orienta que mostra os caminhos, que educa, e sabe, sobre tudo, explorar as potencialidades que estão dentro de cada um, como fez com os guerreiros de Olofin, mostrando o quanto eram bons em seus ofícios, mas dizendo, ao mesmo tempo, que a guerra maior é a que travamos contra nós mesmos

Na Umbanda e hoje em algumas Casas de Candomblé, é o único Orixá que tem sua imagem própria nos Altares, dispensando o sincretismo como acontece com os demais Orixás: Uma bela Mulher, saindo das águas do Mar, com vestimenta em Azul Claro, com o Colo Nu, espargindo estrelas de ambas as mãos.

As diversas denominações de Yemanjá são: Ogunté, Kayala, Sobah, Janaína, Mãe Dandá, Dandalunda, Marabô, Mukunã, Inaê e Kaja. RAINHA DO MAR é a denominação mais tradicional, nos meios Umbandistas.
Na mitologia , Yemoja, ou Yemanjá seria filha de Olóòkun ou Olokun, que é o mesmo que Deus ou Deusa do Mar, o que tornou Yemanjá em Senhora dos Mares. Na mistura da mitologia, aparece a da Sereia Européia com seu canto mágico, a Lorelai, loura de olhos azuis, metade peixe, metade mulher e o seu canto fatal, quem lhe ouvir cantar “vai com ela pro fundo do mar”.

Oração de Yemanjá

Poderosas forças das águas, Imãe Janaína

Saravá minha mãe Yemanjá

Leva para a profundeza do teu mar sagrado

Odoiá…todas as minhas desventuras e infortúnios

Trás do teu mar todas as forças espirituais

Para alento de nossas necessidades

Paz, esperança, o dofi abá…

Saravá minha mãe yemanjá

O Dofiabá…

Anúncios

Sobre Roberto Barros

Publicitário

Grato pelo seu interesse no Bem Viver Apometria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s