O alcoolismo é uma doença?

Alcoólicos Anonimos

Embora ainda visto por muitos como um vício, o alcoolismo é uma doença terrível e fatal.

Irreversível progressiva e incurável leva inexoravelmente a loucura ou a morte prematura. Caracteriza-se por uma obsessão pela bebida que se instala e nos últimos estágios, domina totalmente seu portador. Apesar dessa imensa gravidade, pouco ou nada se sabe com certeza sobre suas causas.  Acometendo algumas das pessoas que bebem, de forma aleatória, o alcoolismo atinge indistintamente homens e mulheres de qualquer idade e de todas  as raças, ateus e religiosos, intelectuais e analfabetos, pobres e ricos.

O alcoólico, por seu comportamento imprevisível, causa desajustes, angústias, privações e sofrimento a todos aqueles que o cercam.

Programa de Recuperação de Alcoólicos Anonimos
Todavia, o alcoolismo pode ser detido em sua marcha. Para isto é necessário que o alcoólico se abstenha totalmente do álcool, pois, mesmo abstêmio durante anos, se tomar um único gole, tem grande chance de logo estar bebendo tanto ou mais do que antes.  Essa abstinência ( e que as vezes precisa de cuidados médicos em seu início ) pode ser conseguida pela aceitação voluntária do Programa de Recuperação de Alcoólicos Anonimos.  Depois de anos de vida em função do álcool é preciso aprender a viver sem ele.Sozinho, a chance é mínima.  Com Alcoólicos Anonimos aumenta consideravelmente.

A.A. é uma irmandade de alcoólicos da qual, para fazer parte, basta querer parar de beber.  Os que nela ocupam cargos não exercem nenhuma autoridade oficial sobre os demais e os princípios são apresentados como simples sugestão, podendo ou ser seguido ou não pelos integrantes, que fazem livremente, sua opção.  Não se faz nenhum tipo de controle ou fichário e ninguém pode ser expulso. A.A. não cobra nada de seus integrantes, não aceita nenhuma doação externa e subsiste exclusivamente da contribuição  espontânea dos membros. “Existe a mais de setenta anos e dedica-se a salvar as vitimas da doença do alcoolismo.”

Fonte: William (A.A.)

Lembre-se de que estamos lidando com o álcool – traiçoeiro, desconcertante, poderoso! Sem ajuda, é demais para nós. Mas há Alguém que tem todo o poder – este Alguém é Deus. Que você possa encontrá-lo agora!Extraído do Livro Alcoólicos Anônimos, Capítulo 5, publicado em português pela JUNAAB e com autorização de A.A. World Services, Inc.

Faça uma visita por você ou por quem você ama.
http://www.alcoolicosanonimos.org.br/

Anúncios

Sobre Roberto Barros

Publicitário

Grato pelo seu interesse no Bem Viver Apometria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s