A cultura oriental face aos valores espirituais

Conhecimento e maturidade

No oriente – em especial china e Índia – a inteligência e a cultura não se definem pelos diplomas ou mesmo pela capacidade ou não de ler.

Embora – lógico – ler é importante. Na verdade no ocidente a inteligência ainda se define pelo QI e pelos graus de escolaridade o que é controverso atualmente. Na visão do oriente inteligência e cultura se define de acordo com o grau de maturidade perante as pessoas e a vida em geral e pelos valores que a pessoa desenvolve em todos os setores da vida e em especial nas relações interpessoais.
Escolaridade gera conhecimento, não gera necessariamente maturidade.

Maturidade na filosofia oriental é o conhecimento – que pode vir de escolas, país, mestres, etc. mas colocado em prática no dia a dia. Consideram o conhecimento sem a prática inútil e prejudicial. Gandhi escreveu vários artigos sobre este tema e inclusive são citados em um museu que existe em Delhi que apontam os males causados a humanidade na maioria praticada por “intelectuais” imaturos e consequentemente sem senso moral.

Um filosofo Frances conhecido Montaigne já fazia também esta análise comparando alunos de uma grande universidade – Harvard – com pessoas que trabalhavam no campo. e também fazia esta distinção. Pessoas com muito conhecimento e pretensa “cultura” que não conseguem lidar com a vida e seus problemas. Pessoas aparentemente sem “cultura” que vivem felizes nas atividades no campo justamente porque desenvolveram maturidade para administrar a própria vida.

Por: Wlademir lisso – Enviada por Veronique – Grupo de Apoio Francisco de Assis – GAFA

Anúncios

Sobre Roberto Barros

Publicitário

Grato pelo seu interesse no Bem Viver Apometria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s