Exercício para o treinamento da concentração

São práticas sistematizadas, que visam treinar o aprendiz na utilização da sua capacidade de fixação da atenção. Há inúmeros exercícios que podem ser pesquisados nos livros que tratam do assunto. Para nosso estudo, daremos cinco exemplos.

Concentração Visual
Dentre os vários exercícios de concentração visual, o quadro espiral colorido, que consta das cores dourado, vermelho, verde, amarelo e lilás, é o mais eficaz por sua objetividade e simplicidade.

Técnica – Focalizar a visão no centro do desenho e depois deslocá-la horizontalmente para as duas extremidades, simultaneamente, mantendo os olhos na mesma cor. Posteriormente, voltar da periferia para o centro, sempre acompanhando a mesma cor. Repetir o exercício para todas as cores, sendo a observação, em uma cor de cada vez. NOTA: a memorização das cores dá ensejo à prática da cromoterapia.

Concentração Intelectual
Assista à exposição ou leia um texto e, posteriormente, fale ou escreva a respeito.Tempo de duração: um a três minutos.

Concentração Auditiva
Ouça atentamente uma música orquestrada e discrimine os diferentes sons dos instrumentos.

Concentração Olfativa
Em estado de relaxamento e concentração, estando de olhos fechados, diferencie os vários aromas que lhe são apresentados a certa distância do nariz.

Concentração Imaginativa
Imagine uma seqüência de representações mentais, obedecendo a uma historieta que lhe é contada.
Procure participar ativamente do que lhe é dito, sentindo e identificando-se com os acontecimentos sugeridos. Exemplos: presença e aproximação de Cristo numa dada paisagem.

OBSERVAÇÃO: cada uma destas formas de concentração exercita, fortalecendo a própria capacidade concentrativa. Ao final de algumas vezes, o aprendiz estará mais apto a fixar a sua atenção em sons, palavras, conceitos, odores, objetos e imagens. Em suma, mais capaz de dirigir a sua atenção e fixá-la por muito mais tempo, num determinado objeto mentalmente representado.

CONCLUSÕES
De todos os ensinamentos contidos nestas instruções, depreende-se claramente que a concentração em ação é a maior força de que o homem dispõe para a conquista de seus ideais.

A concentração é a flor, a ação é o fruto; em nada concentrar seria como florescer sem frutificar.

Dirigir a concentração conforme queremos, não é tão simples como à primeira vista parece, pois tropeçamos com as dificuldades de manter a atenção sobre um objeto. Porém, podemos aprender a utilizar as grandes forças que existem em nós e a utilizá-las com o maior efeito possível. À medida que as usamos aumentam sua potência, até que com surpresa e alegria, veremos que possuímos grande poder de concentrar e servir.

Fonte: Elaborado por Ricardo Mazzonetto com a colaboração de José Vitorino do Nascimento. Antonio Francisco Rasga e Sérgio Biagi Gregório. Centro espírita Ismael – Departamento de ensino doutrinário

Anúncios

Sobre Roberto Barros

Publicitário

2 pensamentos sobre “Exercício para o treinamento da concentração

  1. Roberto Barros disse:

    Ana,segue uma sugestão:

    Este é um excelente álbum destinado a todos que desejam se iniciar na prática da concentração e do relaxamento consciente, utilizando técnicas milenares do Yoga (Yoganidrá e Dhárana). Como resultado do treinamento constante, o praticante experimentará a diminuição do turbilhão mental e, conseqüentemente, o aumento do poder de concentração, o enfraquecimento dos processos de ansiedade, além da possibilidade da vivência do contentamento estável. CD Meditação: Técnicas de Relaxamento e Concentração para Iniciantes
    Autor: Adriana Da Cunha
    Onde achar: http://www.submarino.com.br/portal/Artista/3912710/+adriana+da+cunha

  2. Ana disse:

    não tenho site preciso de um livro que tenha execicios de concentração e atenção na escola

Grato pelo seu interesse no Bem Viver Apometria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s