Benefícios da caminhada

Caminhada, para obter bons resultados com este exercício físico, a principal dica é usar tênis confortável e caminhar em local plano, sem buracos e bem ventilado.

FAZ BEM AO CORAÇÃO!

Provoca a oxigenação cerebral e, se realizada constantemente é capaz de liberar endorfinas — os hormônios que tranqüilizam e dão a sensação de bem-estar.

MAIS SAÚDE E VITALIDADE

A caminhada regular traz uma série de benefícios como: diminuição da pressão arterial, aumento da resistência aeróbica, aumento da flexibilidade, melhora a capacidade respiratória, aumento da massa óssea, diminui risco de derrame cerebral etc.

AUXILIA NO CONTROLE DO COLESTEROL

A caminhada é uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL)

OPORTUNIDADE DE CONQUISTAR MAIS AMIGOS

A caminhada é um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável. Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades.

EXCELENTE PARA OS DIABÉTICOS

A caminhada é a atividade física mais indicada para o diabético, que deve praticá-la de três a quatro vezes por semana por, pelo menos, meia hora. Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. O exercício queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor, contribuindo para o enfrentamento dos problemas oriundos da doença.

COMBATE A DEPRESSÃO

A caminhada ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos.

AUXILIA NA PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE

Mulheres no período pós-menopausa devem consultar o médico para verificar a necessidade de tomar estrógenos e progesterona (ou somente estrógenos para mulheres sem o útero). Esses medicamentos podem parar rapidamente a perda de osso, aliviar alguns dos sintomas associados à menopausa, beneficiar o coração por aumentar o “bom colesterol” (HDL) e diminuir o “mau colesterol” (LDL). Os estrógenos podem aumentar ligeiramente a probabilidade do câncer de mama e útero.

FORTALECE OSSOS E MÚSCULOS

Assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com as atividades físicas. Os melhores exercícios para os ossos são os exercícios de sustentação do peso, que forçam a pessoa a trabalhar contra a gravidade. Esses exercícios incluem a caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança.

AUMENTA A EFICIÊNCIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

CAMINHAR AJUDA A EMAGRECER!

O excesso de peso pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares na medida em que aumenta suas chances de desenvolver hipertensão (pressão elevada), níveis elevados do “mau colesterol” e diabetes. A caminhada pode ajudar — e muito — a alcançar o peso ideal para manter a saúde.

Fonte: http://www.resumododia.com

Anúncios

Sobre Roberto Barros

Publicitário

Grato pelo seu interesse no Bem Viver Apometria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s