Allan Kardec e a Apometria

A Federação Espírita Brasileira “desautoriza” o uso da técnica apométrica nos trabalhos kardecistas alegando que esse procedimento de tratamento descoberto e desenvolvido nas últimas décadas, não estaria na doutrina Kardecista, até sugerindo que seria contrário a ela…

Cuidadosa releitura da obra de Kardec comprova o equívoco dessa afirmação.

Não há veracidade nessas objeções contra a prática da Apometria porque a técnica está totalmente dentro dos fundamentos da doutrina Kardecista:

No “Livro dos Médiuns” nº 74, São Luís responde:

“O fluido universal não é uma emanação da divindade e sim uma criação da Mesma.”  Este fluido é o principio elementar de todas as coisas. Ele apenas anima a matéria, mas não é fonte da vida nem da inteligência. O periespírito é composto por ele. E mais adiante: ”o que chamais de periespírito, vos faculta a chave de todos os fenômenos espíritas de ordem material”.

Na “Gênese”, cap. XIV, temos a confirmação do acima exposto, além de explicar que a camada de fluidos espirituais que envolvem a Terra constitui a morada dos espíritos e ali eles haurem seu periespírito. Na mesma obra, cap. VI, nº 19, fala na criação dos espíritos, dizendo que só recebemos a consciência e o livre arbítrio após termos iniciado nossa evolução no átomo, conforme a resposta dada a pergunta 540, no “Livro dos Espíritos”:

“…que tudo se encadeia na Natureza, desde o átomo primitivo até o arcanjo, que também começou por ser átomo”.

Portanto, do fluido universal se origina a vida material, do infinitamente pequeno até as maiores galáxias, sendo por ele animada.    Mas a ação inteligente do espírito, independente da matéria, é que traz o senso moral e a faculdade de pensar (Obras Póstumas – A ALMA).

Ainda na “Gênese”, no cap.14 nº 7, descreve:

“O periespírito, ou o corpo fluídico dos Espíritos, é um dos produtos mais importantes do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido, ao redor de um foco de inteligência ou alma. Viu-se que o corpo carnal tem igualmente seu principio neste mesmo fluido transformado e condensado em matéria tangível”; e mais adiante, no mesmo texto, “O corpo periespiritual e o corpo carnal têm, pois, a sua fonte no mesmo elemento primitivo; um e outro são da matéria, embora sob dois estados diferentes”.

No nº 6, do referido capitulo, no § 2º, esta escrito:

”A matéria tangível, tendo por elemento o fluido cósmico etéreo, deve poder, em se desagregando, retornar ao estado de eterização, como o diamante, o mais duro dos corpos, pode se volatilizar em gás impalpável.”

No nº 11, ainda do mesmo capitulo, afirma que: ”O fluido etéreo é para as necessidades do espírito o que a atmosfera é para as necessidades dos encarnados”.

Na continuidade, no nº 12, lemos:

”Assim, tudo se liga, tudo se encadeia no Universo; tudo está submetido à grande e harmoniosa lei da unidade, desde a materialidade mais compacta até a espiritualidade mais pura”.

Comentário: Os dados aqui expostos demonstram claramente que, em pleno Séc.XIX, Kardec antecipa, com extrema clareza, as teorias da evolução e quântica, alem de tornar aceitável a hipótese do “big-bang”.

Alias o Espiritismo, veio trazer o Espírito da Verdade prometido por Jesus (João, cap. XIV; XVI; Mateus, cap. XVII), conforme explicitado no nº 55, Cap.1, da Gênese:

”O Espiritismo não coloca, pois como principio absoluto, senão o que está demonstrado como evidencia ou que ressalta logicamente da observação”

E finaliza: “O Espiritismo, caminhando com o progresso, não será jamais ultrapassado, porque se novas descobertas lhe demonstrarem que está em erro sobre um ponto, modificar-se-á sobre esse ponto; se uma nova verdade se revela, ele a aceita”.

Do exposto, podemos concluir que:

1 – O fluido universal é uma criação de Deus, dele derivando a formação e animação da matéria. Origina também o ambiente onde vivem os espíritos, inclusive o periespírito, pois ainda é matéria, embora diferenciada.

2 – O espírito, obra divina, conforme vistos desenvolvem-se desde o átomo primitivo, crescendo com a evolução, chegando ao estagio humano, onde adquire o livre arbítrio, senso moral e alto grau de inteligência. O homem age sobre a matéria e o espírito molda o mundo espiritual (matéria diferenciada). E, um dia, chegará a arcanjo.

3 – O Universo é uma grande unidade energética, com inúmeros tipos de energia, capazes de se transformarem, quer condensando ou volatilizando, até a energia primordial, obedecendo a leis inteligentes, originadas na Suprema Inteligência (Deus).

Fonte: Por Dr. Ivan Vianna Hervé.

Anúncios

Sobre Roberto Barros

Publicitário

5 pensamentos sobre “Allan Kardec e a Apometria

  1. eliberto oliveira cabral disse:

    Creio que todos devemos, aprender que a apometria aliada a lei primeira de JESUS ,amor ao proximo em primeiro lugar,independente de qual religiao a esteja utilizando.

  2. Elói Gumertzeiz disse:

    A apometria pode ser estudada como um instrumento espiritualista, mas sua prática não é aceita pelo Kardecismo. Porém estudo é estudo e prática é prática. A doutrina espírita em estudo floreia muito a teoria, já a prática aceita vários ramos espirituais. Tudo aquilo que é praticado para o bem, pode ser assimilado pelo espiritismo.

  3. Ricardo disse:

    A Federação Espírita Brasileira cada vez mais atrasada e retrógrada !!!
    Faço parte de um grupo de Apometria no ABC Paulista e temos obtido resultados excelentes através do uso da Apometria.

    • Caro Ricardo grato pela sua visita ao Bem Viver Apometria e obrigado pelo seu comentário. Todos nós habitantes deste planeta, somos pequeninos diante da grandeza do Plano Maior, assim, não nos cabe julgar ou preterir como melhor esse o aquele caminho, mas, agradecer todos os dias, por poder cada um estar onde melhor lhe convém, porque para o PAI, todos os caminhos levam a mesma casa, somos antes de tudo uma unica familia. Fique na Paz!

      • Daniele disse:

        Pois não deveria proibir não, estava em 2010 mais maluca do q estou hj e foi graças a apometria q fiquei bem. Aí quando pensei q estava muito bem deixei e em 2011 fiquei ótima, mas este ano foi o cúmulo, acho q estou maluca mesmo!

Grato pelo seu interesse no Bem Viver Apometria!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s