Aprenda a ser útil

Como Fazer Caridade?

É possível que, a esta altura, estejamos a nos perguntar: “Existe uma receita segura de como se fazer caridade? “ A resposta e essa pergunta, meus amigos, é: “Sim, existe!”.

Segundo os registros históricos, a primeira vez que a linda prece, conhecida como “A Oração de São Francisco”, apareceu, foi em 1912, na França, em uma pequena revista chamada “La Clochette” (O Sininho). Durante certo tempo foi republicada como de autor anônimo para, mais tarde, sua autoria ter sido, aos poucos, atribuída ao “pobrezinho de Assis”.

Ocorre que, apesar de “A Oração de São Francisco” não constar entre as preces oficialmente reconhecidas como escritas por Francisco, a beleza e a sabedoria nela contidas sugere, a nosso ver, que um Espírito de grande adiantamento a escreveu, quer diretamente, quer por psicografia. O fato de ter sido um médium inconsciente inspirado pelo próprio Francisco de Assis nos parece uma hipótese razoável.

Vejamos, na “Oração de São Francisco”, como existe uma receita completa de como praticar a caridade:

Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

A receita de caridade preconizada por São Francisco inclui o ato de ensinar a quem sabe menos que nós, quando nos conclama a levar fé onde houver dúvida e luz onde reinarem as trevas. Ë nesse sentido que devemos entender quando nos dizem que divulgar a Doutrina Espírita é um ato de caridade.

Se soubermos, em nosso dia a dia, seguir a orientação da “Oração de São Francisco”, estaremos sendo caridosos em nossos pensamentos, palavras e atos, e desenvolvendo em nós o amor ágape, que tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta

Resumo do Estudo apresentado no Centro Espírita Caminheiros do Bem, Nova Friburgo, RJ, em 17 de abril de 2005
Sobre Roberto Barros

Publicitário

Grato pelo seu interesse no Bem Viver Apometria!

